quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Despertar de Doradue

O que me fez demorar tanto pra fazer um blog foi a preocupação de como alimentar o conteúdo: o que escrever? sobre o que escrever? Quase nunca escrevo sem ser por obrigação. Ou são os trabalhos da minha faculdade de jornalismo ou são as matérias que redijo pra agência onde trabalho. Sem obrigação mesmo só as cartas e e-mails sentimentais que faço pros amigos. Me acostumei a escrever com o coração, sabe? Quando vem a inspiração vou lá e pronto! Talvez por isso passei muito tempo (leia-se: meses) tentando decidir, exatamente, que tipo de assunto tratar. Na falta de uma luz, de tempo pra pensar e de determinação pra decidir... Decidi criá-lo assim, de súbito! Coisas que se faz numa madrugada de Carnaval (quando se acha que vai descer e subir ladeiras em Olinda mas acaba ficando em casa).

O blog já estava criado, mas eu continuava com o problema. O que escrever, meu Deus??? Lembrei de um livro que 'herdei' da minha irmã quando eu era mais nova e mal sabia ler - daqueles que te introduzem o gosto pela leitura - o nome era "O despertar de Doradue". Ele, se não me falhe a memória, contava a história de um pássaro que vivia preso e seu despertar aconteceu quando, enfim, perdeu o medo de encarar o mundo e se viu livre da gaiola. Voou longe!

Como a maioria das metáforas de livros infantis, "Doradue" deixou aquela lição básica, que você precisa pra vida inteira. O pensamento é encarar as novidades/adversidades sem se amedrontar, ainda que você eventualmente dê de cara com esse medo insistente e a imagem de Doradue saindo pela gaiola não te venha à mente.

É engraçado depois de uns 'poucos-muitos-anos' usar a lição do livrinho (que tinha mais figuras que frases) pra iniciar esta "história". Mas é assim mesmo que começo. Primeiro dando uma olhada através da gaiola, me familiarizando com o que há lá fora. Depois ensaiando algumas batidas de asas e abrindo a gradezinha... Até o Doradue, que eu guardo dentro de mim, voar alto! Fazendo o que gosto: escrever com o coração!

PS.: apesar da grande dúvida sobre os assuntos que eu colocarei aqui... Não, esse blog não é de auto-ajuda! hahahaha

Um comentário:

Laíza disse...

começos sempre são difíceis, né? mas tem que sair da gaiola, espiar, meter a cara aos poucos e quando ver, tá no ar! :D

amotu =*